DeCS - Descritores em Ciências da Saúde - introdução

>> Sumário

Nossa abordagem aqui será sobre as principais características do DeCS e sua aplicação na indexação, sempre enfatizando o princípio da especificidade.

   .

Estrutura e Características

O DeCS é um vocabulário controlado estruturado, trilíngue, desenvolvido pela BIREME a partir do MeSH – Medical Subject Headings da U.S. National Library of Medicine (NLM) e integra a metodologia LILACS.

Inclui 30.369 descritores sendo 25.671 originais do MeSH e 4.698 termos das áreas de: Saúde Pública, Homeopatia, Ciência e Saúde e Vigilância Sanitária que foram desenvolvidos exclusivamente para o DeCS. Anualmente, centenas de termos DeCS são atualizados a partir do MeSH.

O DeCS serve como uma linguagem única na indexação dos documentos para a LILACS, bem como para ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas fontes de informação disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde como LILACS, MEDLINE e outras. A estrutura hierárquica permite a execução de pesquisa em termos mais amplos ou mais específicos.

A subdivisão é por categorias de assuntos de A a Z, porém nem todas as letras foram utilizadas.

.

Existem duas coordenações importantes para a indexação LILACS, uma na Categoria C4: Neoplasias (coordenação com tipo histológico) e outra na Categoria D: Compostos Químicos e Drogas (coordenação com ação farmacológica). Isso será mostrado detalhadamente na aula 13.

O sinal + que aparece ao final do termo indica a existência de termos mais específicos dentro daquela árvore. Um termo pode pertencer a mais de uma categoria, como no exemplo do Descritor Peritônio mostrado abaixo:


É importante consultar a hierarquia para ter uma visão global do Descritor e assim saber sua pertinência ou não quanto ao uso na indexação de um determinado documento. No exemplo acima, o Descritor Peritônio pode ser usado para documentos que abordem tanto Tecido como Regiões do Corpo. Esse é o raciocínio que devemos sempre fazer antes de selecionarmos o termo para indexação.

Consulta ao DeCS

O DeCS pode ser consultado por meio de seu website <http://decs.bvs.br/> e por meio do LILDBI-Web. Nesse momento, vamos nos ater ao DeCS do site.

Para realizar buscas no site é preciso ter em mente em qual idioma esse Descritor está e configurar o Idioma dos Descritores entre inglês, espanhol e português.

Antes de iniciar a busca, é interessante atentar para a tradução desse conceito para os três idiomas disponíveis, seus possíveis sinônimos e quase-sinônimos, termos relacionados, siglas e acrônimos. Isso facilitará encontrar o Descritor autorizado no DeCS.

.

Também é possível configurar o idioma de sua interface e a forma de apresentação dos resultados clicando em Config.

O idioma da interface pode ser mudado para inglês, espanhol e português, mas os Descritores continuarão conforme definido na página inicial do DeCS. Por exemplo: podemos configurar o site para ser pesquisado na interface em inglês e pesquisar termos em português.

Podemos optar por apresentar ou não o número hierárquico para cada um dos Descritores existentes. Por padrão, essa opção é desabilitada para obter uma apresentação da hierarquia mais visível. Caso queira ver o número hierárquico, clique no botão "Config",  clique em "Sim" e em "Aplicar".

O DeCS pode ser consultado de duas formas, por Palavra ou por Índice. Veja abaixo o resultado das buscas nessas duas opções:

.

Palavra ou Termo

Ao consultar pela palavra "dengue" no item Palavra ou Termo, o resultado apresentado será todos os Descritores autorizados que contém a palavra "dengue". Assim, obtivemos 4 registros: DENGUE, VÍRUS DA DENGUE, FEBRE HEMORRÁGICA DA DENGUE e VACINAS CONTRA DENGUE.

Descritor Exato

Ao escolher a opção Descritor Exato, será apresentado somente um resultado, ou seja, busca exatamente a palavra digitada: DENGUE.

 O DeCS possui três índices: o alfabético, o hierárquico e o permutado:

.

Índice Alfabético

Podemos digitar "dengue" diretamente na caixa e clicar em índice que obteremos como resultado DENGUE e DENGUE HEMORRÁGICA, ou seja, todos os Descritores iniciados com a palavra "dengue" serão apresentados.

.

A busca clicando nos botões do alfabeto pode ser realizada, mas não é considerada muito produtiva pois apresentará todos os termos iniciados com a letra "D", ou seja, até chegarmos em "DENGUE" o tempo despendido será enorme.

Índice Permutado

Ao digitar "dengue" ou "deng" o resultado será: DENGUE, DENGUE HEMORRÁGICA, FEBRE DA DENGUE, FEBRE HEMORRÁGICA DA DENGUE, SÍNDROME DE CHOQUE DA DENGUE, VACINAS CONTRA A DENGUE, VACINAS CONTRA DENGUE, VACINAS CONTRA O VÍRUS DA DENGUE e VÍRUS DA DENGUE. Ou seja, são recuperados todos os Descritores e sinônimos que possuem a palavra "dengue" ou "deng" independente de sua posição dentro do Descritor.

.

O índice permutado é o recomendado para a indexação, pois permite a busca por uma palavra ou raiz no início, meio ou final, o que facilita encontrar um Descritor quando não se sabe o termo exato.
Evite fazer busca por palavras no plural, pois pode ser que o termo esteja no singular.

Índice Hierárquico

Ao digitar "dengue" diretamente na caixa de busca, o resultado será a apresentação da localização do Descritor DENGUE dentro das hierarquias a que pertence.

.

O resultado obtido foi que o Descritor DENGUE pertence às seguintes categorias: DOENÇAS [C] - DENGUE [C02.081.270], DOENÇAS [C] - DENGUE [C02.782.350.250.214], DOENÇAS [C] - DENGUE [C02.782.417.214] e SAÚDE PÚBLICA [SP] - DENGUE [SP4.001.012.148.144]. 

Se tiver um tempinho, entre em cada um dos índices mostrados e faça algumas pesquisas para aprofundar mais seus conhecimentos, pois certamente isso aumentará sua habilidade para encontrar um descritor no DeCS.

No próximo tópico, veremos sobre as notas, os termos relacionados e instruções de uso na indexação de Descritores DeCS.

<<Anterior >>Próxima